16 ALIMENTOS SUPER- PERIGOSOS PARA O SEU CÃO

(LITERALMENTE!)

Quem resiste àquele olhar de “me dá um pedacinho?”

Mas não pode, assim como as crianças, um pouco hoje, outro amanhã e no final, ele fica condicionado a fazer manha, latir e chorar para que você ceda ao pedido dele. E se já tem este costume, a partir de hoje aprenda a dizer NÃO ao seu amigo peludo, pois pode causar sérios problemas para a saúde dele.

São vários os alimentos que julgamos serem inofensivos para os cães, mas alguns, de tão perigosos, podem levar à morte.

#1 – Leite (e seus derivados)

Sim leite, também queijos, iogurte, e todos os laticínios, tudo isso pode causar náuseas, dores abdominais e diarreias, pois alguns animais apresentam certa intolerância à lactose, porque o organismo deles não possui quantidade suficiente de lactase, enzima essencial para digestão do leite e seus derivados (sorvete incluso, hein!). Então administre com cautela a ingestão desse alimento para seu amigo.

 

#2 – Pote de ração sempre cheio

como-hacer-la-comida-del-perro-mas-atractiva

O cão precisa de rotina para se alimentar, de 2 a 3 vezes por dia, sempre no mesmo horário. Se ele não comer tudo, é porque não está com fome e, na próxima refeição, com certeza limpará o prato, é importante que tenha disciplina. Se deixar o pote sempre cheio de ração, poderá levá-lo à obesidade e receber visitas indesejáveis como passarinhos, ou pior, ratos, baratas, credo!

 

#3 – Snacks

Para um agradinho ou recompensa, somente. Esse alimento contém corantes, conservantes, muuuitas calorias, sódio, açúcar e até cafeína que, além de causar cáries e problemas estomacais, poderão alterar o comportamento do seu cão, hiperatividade é uma das consequências. Não é à toa que o Scooby via tantos fantasmas.

#4 – Ossos

Tão normal dar um osso para um cãozinho né? Pois é, mas também não pode. Há o perigo de não mastigarem tudo completamente, principalmente os de galinha e acabarem por perfurar seu estômago, esôfago, intestino ou mesmo machucar seus dentes, língua e gengivas. Enfim, a melhor opção são aqueles produtos que existem no mercado imitando o ossinho – mas voltamos ao item #3 -.

 

#5 – Carne crua

O ideal é deixá-la bem cozida, para evitar contaminação por bactérias, protozoários e verminoses. O risco da presença desses microfofos na carne crua é grande.

 

#6 – Chocolate

cachorro-comendo-chocolateTão adorado por nós humanos, mas um alimento fatal para o seu peludinho, dependendo da quantidade. O chocolate contém teobromina, uma substância parecida com a cafeína, quanto mais escuro for, mais perigoso. Mesmo uma pequena porção poderá causar diarreia, vômito, sede excessiva, taquicardia e outros danos ao coração e sistema muscular do seu cãozinho. Comer sozinho seu chocolate é bem melhor!

 

#7 – Macadâmia

Um veneno para os cães, mesmo em pequenas quantidades! Agem principalmente nos membros posteriores, causando paralisia, além de vômitos e temperatura do corpo elevada. Nunca esqueça sobre a mesinha da sala aquele cookie delicioso, ok?

 

#8 – Uvas (e Passas)

5672667A ingestão de uvas e passas podem causar sérios danos à saúde do cão, podendo levar à óbito. As uvas contém uma toxina que pode causar uma lesão hepática séria e insuficiência renal. Uva não combina com cachorro, fechado?

 

#9 – Alho e Cebola

Tá certo que é bem improvável que alguém dê esse tipo de alimento, ou que o cachorro queira, afinal se é um gosto forte para nós, imagina pra eles. Mas fique sabendo que não pode, pois no cão destroem as células vermelhas do sangue, causando anemia, além de intoxicação, vômitos, fraqueza, falta de ar e de apetite.

 

#9 – Ração para Gatos

Com certeza seu cão não rejeitará e no caso da comidinha do gato, ela não lhe fará nada bem, por conter níveis demasiadamente altos em proteínas e gorduras que não fazem bem ao cão. Então fique atento, caso tenha em sua casa um bichano também. Como diria a grande poetisa Sharon Acioly, “cada um no seu quadrado”.

 

#10 – Bacon

Achamos super normal dar uma lasquinha para o totó, mas um dia, depois outro e quando vemos está sofrendo de pancreatite. Com o pâncreas sem funcionar direito, pode causar problemas na digestão e na absorção de nutrientes, entre outros problemas.

 

#11 – Peixe cru

Cuidado com seu jantar japonês, você aí mandando vê, e o lindinho te olhando com aquela carinha linda de me dá um sashimi? Tudo bem, de vez em quando, mas não pode virar hábito e fazer dele seu parceiro. O consumo regular pode causar a deficiência de tiamina (vitamina B), que leva à perda de apetite, convulsões e até à morte.

 

#12 – Pipoca

O risco está na asfixia do animal (principalmente se for pequeno) e também no alto teor de sal, manteiga e corantes presentes na pipoca, que não são adequados aos cães. Se mesmo assim quiser dar, estoure sem nenhum desses aditivos saborosos e coloridos citados, somente para raças de médio e grande porte. Seguindo essas regras, a pipoca é uma ótima recompensa quando o cãozinho fizer algo certo.

 

#13 – Doces

ricetta-cucciolo

Doces são piores para os cães do que para os humanos. Possuem xilitolsubstância responsável pelo aumento de insulina no organismo e no cão pode levar à insuficiência hepática. Sem falar nas cáries e obesidade.

 

#14 – Abacate

Segundo a ASPCA (sigla em inglês da Associação Americana de Prevenção à Crueldade com Animais), essa fruta é uma das mais perigosas para nossos amigos. O grande vilão é a substância Persin, altamente tóxica e letal para cães. Além do excesso de gordura e açúcar, que podem causar diarréia e sobrepeso. Evite qualquer tipo de contato com esse alimento.

#15 – Frutas com sementes

Muito cuidado com as frutas, as sementes podem ser muito perigosas, algumas causam problemas sérios como as da maçã, pêras, ameixas, damascos e pêssegos. As sementes dessas frutas possuem glicosídeos cianogenicos, ou seja, cianureto, causando convulsões, problemas respiratórios, tonturas, choque e até mesmo coma. Mas vale ressaltar que muitas frutas, incluindo a maçã, são excelentes para dieta do seu animal, por isso, consulte sempre seu veterinário.

 

#16 – Bebidas alcoólicas

image-11

Claro, eu sei que você não faria uma coisa dessa, mas existe a possibilidade de num churras, o seu cãozinho ficar prá lá e prá cá, e dar umas lambidinhas na bebida que cai no chão. Segundo a ASPCA, isso pode causar problemas de coordenação motora (né?), respiração, vômito, diarreia, alteração no sistema nervoso, pâncreas, rins e fígado. Quanto menor o cão, pior o efeito. Portanto fique de olho, ou prenda seu amiguinho.

 

Todo cuidado é pouco com seu cãozinho, num segundo ele escapa e pode ingerir algum desses alimentos sem que você veja, tenha muito cuidado. Feche tudo e coloque longe do alcance dele, igual faria com uma criança. E qualquer dúvida sobre a alimentação do animal, consulte seu veterinário.

 

Fonte:   

ASPCA agendapet | super | caninejournal | saudeanimal | ehow 

16 ALIMENTOS SUPER-PERIGOSOS PARA O SEU CÃO (LITERALMENTE!)

Comentários

Comentários

Classificado como:        

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: