Calcular calorias é um hábito que devemos adotar é importante saber quanto de calorias estamos ingerindo para ter controle sobre a nossa alimentação e perda de peso. Conhecer os alimentos, seu valor nutricional e valor calórico vai ajudar a ter mais confiança na dieta e entender melhor as reações negativas e positivas do seu organismo.
Não se trata de emagrecer para ficar com um corpo mais belo, e sim pelo de fato de que uma alimentação  balanceada traz inúmeros benefícios para a saúde a curto e longo prazo. Por isso que devemos nos preocupar com a alimentação, que é a fonte principal de onde nosso organismo retira os nutrientes que necessita para funcionar corretamente. Portanto, é sempre importante estar de olho sobre tudo o que está presente nos seus hábitos alimentares.

A Importância de Calcular Calorias

 É preciso ter controle e conhecimento sobre aquilo que você está ingerindo e descobrir as calorias exatas de um alimento te ajuda a manter uma alimentação saudável o que será fator determinante nos resultados positivos da sua dieta.  Antes de ensinarmos como fazer o cálculo das calorias, convém a todos entender o que
são as calorias.

O que são Calorias?

As calorias são uma unidade de energia, que quando dentro do nosso corpo, geram calor, ou seja, energia. E toda vez que você vai olhar na embalagem de um alimento a quantidade de calorias, não se engane, na verdade aquele valor equivale a unidades de quilocalorias, ou melhor, uma unidade de caloria multiplicada por mil, descrita pelo símbolo “kcal”. Como ela é uma energia, você pode maneirar no seu consumo que nada de drástico irá acontecer a você.

Como Calcular Calorias?

Agora sim, vamos aos cálculos. Pegando a embalagem do produto, você irá verificar:
  • Os valores dos carboidratos presentes no alimento;
  • O número de gorduras totais;
  • A quantidade de proteínas contidas no alimento.
Sabendo de tudo isto, você terá em mãos as informações necessárias para conhecer o valor energético, ou seja, as calorias.
Em seguida você pegará o valor das proteínas e multiplicará por 4. Você também irá fazer o mesmo com o valor dos carboidratos, multiplicando por quatro. Anote os dois resultados. Continuando, você irá multiplicar o valor das gorduras totais, ou lipídios, por 9. Agora, junte os três resultados e some-os. O produto desta soma, ou melhor, o resultado dessa operação será o valor energético do alimento. Esse é o básico que você precisa saber e as informações necessárias são obrigatoriamente colocadas na embalagem.
Agora que você já sabe como calcular as calorias de um alimento mãos á obra em busca de mais saúde para seu corpo.
Aprenda a calcular as calorias dos alimentos

Comentários

Comentários

Uma ideia sobre “Aprenda a calcular as calorias dos alimentos

Deixe uma resposta